É necessária melhor coordenação na limpeza das margens do Vez

A Primavera é a estação do ano em que as flores libertam toda a sua beleza e é, por excelência, a época da reprodução das espécies. É esta a maior razão por que não entendo a “limpeza” que frequentemente é feita nas margens do Vez, nesta época. Além de pôr em risco a sobrevivência de algumas espécies (algumas delas já com menos registos do que eu conseguia há 3 anos atrás, nomeadamente o Lagarto-de-água), ao percorrermos as margens do Vez olhamos para uma margem completamente despida de qualquer vegetação (que não sejam os amieiros e outras árvores) numa extensão considerável e que provavelmente irá aumentar.

Grande parte do Rio Vez é percorrido por uma Ecovia mas os locais onde se podem observar mais facilmente muitas espécies de Fauna e Flora são precisamente na zona urbana. Ultimamente muitos são os fotógrafos de natureza que nos visitam, encantados com a possibilidade de poderem registar as espécies que vou publicando (nomeadamente Lagarto-de-água, Melro-de-água e Lontra-europeia).

Gostaria que houvesse maior preocupação para coordenar a limpeza das margens (necessária!) com a preservação da Biodiversidade que afinal é o motivo porque somos considerados Reserva Mundial da Biosfera.

Já mostrei esta minha preocupação à Secção de Ambiente da Câmara Municipal por diversas vezes, já reuni com o Sr. Presidente da Câmara (que se mostrou muito sensibilizado para o problema) mas ainda não vi a mudança que considero necessária na gestão desta problemática e por essa razão este meu desabafo.

Recomendado:

0 comentários